5 questões que você deveria saber sobre fotografia

Se você quer trabalhar na área, aprenda o que é considerado mito na profissão

Publicado em 24/10/2016

Qual é a melhor câmera: Canon ou Nikon? A sua câmera tem boa qualidade pois tem muitos megapixels? Essas e outras perguntas rondam a profissão de um fotógrafo.

Mas o que é verdade e mito? O site Dicas de Fotografia elencou 5 questões que devem ser compreendidas de uma vez por todas:

1. "Canon é melhor que Nikon, ou Nikon é melhor que Canon"

A verdade é que as duas têm ótimos modelos e apresentam diferenças muito pequenas na qualidade técnica final da imagem, normalmente não são nem visíveis. Para comprar a câmera que encaixa melhor com o seu método de trabalho, troque informações com os amigos e testes os dois modelos.

2. "Quanto mais megapixels, melhor é a câmera"

Não é bem assim. Os megapixels foram criados como argumento de venda no mercado de câmera amadora. A verdade é que esse número não faz tanta diferença assim. Os megapixels representam, somente, o tamanho da foto. O importante é o tamanho do sensor – aquela plaquinha eletrônica que substitui o filme. Quanto maior, a imagem ganha realidade, nitidez e qualidade. 

3. "As melhores fotos de pessoas são feitas no final do ensaio"

Foque na direção da fotografia, e as pessoas ficarão boas do início ao fim. Normalmente, o que acontece, é que o fotógrafo fica tenso no começo do ensaio, e não o fotografado. Por isso, o resultado não fica tão bom .

4. "Tem muita gente 'prostituindo' o mercado hoje em dia"

Não deixa de ser verdade, uma vez que a facilidade de acesso à tecnologia faz com que mais pessoas comprem câmeras e trabalhem na área, cobrando mais barato do que o correto. No entanto, isso não interfere na vida de quem está trabalhando direito. Ainda sim vão sobrar clientes para você se o resultado final for bom, Estude, se recicle e se atualize. Reveja o plano de negócios e tente realizar um trabalho mais relevante e interessante para o seu público alvo.

5. "Uma pena que hoje exista photoshop, antigamente as fotos eram mais realistas…"

Não é bem assim. Não é de agora que as fotografias são manipuladas. O momento escolhido para tirar a foto, a técnica, o enquadramento e os equipamentos utilizados já são uma forma de manipulação. No decorrer da história, as fotos nunca foram neutras e nunca serão. Quem não se lembra da repercussão de uma foto do Obama sorrindo para um selfie durante o velório de Mandela? A manipulação da imagem sempre estará sempre presente na fotografia. 

Foto: Divulgação