Qual a diferença entre full frame e o sensor cropado?

Entenda cada tecnologia e saiba qual pode atender melhor suas necessidades

Postado em Guias em

Se você pretende comprar uma câmera digital do tipo DSLRs (Câmeras digitais reflex), e ao ler sobre o modelo ou durante a explicação do vendedor sobre o produto você ficou com alguma dúvida com relação aos sensores cropados ou full frame,  viemos esclarecer para que você não compre algo sem saber o que realmente ele compõe.

Para que fique mais clara a explicação desses dois tipos de sensores que são encontrados nas câmeras profissionais e semi-profissionais, é preciso que você entenda um pouco sobre o conceito do fator corte.

O que é o fator corte?

Como já publicamos aqui no Tudo Câmera Digital, os sensores são responsáveis por captar as imagens de uma câmera a partir do momento que o botão de disparo para fotografar é acionado. Em câmeras analógicas o sensor é atribuído ao filme onde ficam registradas as fotografias.

Quando falamos sobre o fator corte, estamos relacionando do tamanho desse sensor, e consequentemente do tamanho das imagens capturadas. É importante que você conheça qual o tamanho do sensor da câmera que você pretende comprar, uma vez que cada modelo possui um tamanho diferente.

Qual a diferença entre o Full Frame e o Sensor Cropado ?

Após uma leve recordação sobre o fator corte, fica muito mais fácil de entender a real diferença entre os dois tipos de sensores: cropado e full frame.

Uma câmera full frame possui um sensor com o mesmo tamanho dos filmes de uma câmera analógica tradicional (aqueles cheios de furinhos, que antes de serem revelados exibiam as fotos negativas), com 35 mm de dimensão. 

No caso das câmeras com sensor cropado possuem sensores com tamanhos variados, porém menores do que os sensores full frame, resultando em uma área de captação de imagem menor.

Mesmo uma câmera full frame captando uma imagem de modo mais completo possível, não significa que a qualidade da imagem será uma das melhores e muito menos que ela pode ter maior quantia em megapixel. Ou seja, mesmo os dois tipos de câmeras tendo a mesma quantidade de pixels, uma pode ter um sensor menor que a outra.

A mesma comparação que está sendo feita com as câmeras analógicas serve para os variados tipos de câmeras digitais: quanto menor a área de captura utilizada, menor a qualidade de imagem. Por isso uma câmera compacta com 14MP, não tem a mesma qualidade de uma DSLR de 14MP.

Uma câmera com 14MP e um sensor menor, possui menos megapixels reais, o que acaba resultando em imagens com ruídos caso seja configurada para fotografar a quantidade total de megapixels.

Afinal qual sensor escolher?

Se você está a procura de uma câmera para registrar fotografias em alta qualidade, a full frame é a melhor opção. Agora, se você irá utilizar uma câmera para o dia a dia e suas imagens não necessitam ter uma qualidade altíssima, o sensor cropado é o ideal, além de ter um valor bem mais acessível.

Vale ressaltar que esses dois sensores não são os únicos do mercado, porém são os mais comuns encontrados atualmente tanto nos modelos de câmeras profissionais, quanto semi-profissionais.  

TudoCameraDigital.com

Grupo de Ofertas

TudoCameraDigital.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudocameradigital.com