Pixels vs Qualidade de imagem

Muitas vezes não é a quantidade de pixels define qual será a melhor câmera digital

Publicado em 22/07/2015

Quando você pretende comprar uma câmera digital com imagem de qualidade precisa tomar um cuidado importante na hora da escolha. Muitas vezes os vendedores indicam que um modelo é superior aos demais graças a uma maior quantidade de megapixels na hora de fotografar. Esta informação, que parece fixada na cabeça de muitos consumidores, está equivocada. A qualidade de imagem tem menos relação com a quantidade de pixels e mais com o hardware utilizado na arquitetura da máquina.

Pixel

De modo geral, os pixels nada mais são do que milhares de quadrinhos minúsculos que unidos formam uma imagem. Entretanto, para que uma imagem possa obter uma boa qualidade relativa a quantidade de pixel, é extremamente necessário que a câmera ofereça uma lente que possa atender ao requisito. Não adianta nada a máquina oferecer uma imagem com muitos megapixels e não ter uma lente de boa qualidade ou bons sensores de captação.

Sensores de Captação

Os sensores de captação são responsáveis pela formação do pixel para imagem, e é justamente neste aspecto que alguns fabricantes pecam ao desenvolver uma câmera. De nada adianta oferecer uma câmera com capacidade de 20 megapixels sem bons sensores, pois quando o usuário optar pela resolução total e efetuar o disparo da foto a imagem ficará totalmente destorcida, com vários pixels mal formados.

Os melhores sensores do mercado atual são o CCD, utilizado em câmeras compactas, e o CMOS, que é utilizado nas câmeras semi e profissionais. Devem agir a tempo real do clique disparado pelo usuário para assim formar uma imagem mais nítida. Quanto maior o sensor de captação, melhor a qualidade da imagem.

Lentes

As lentes também tem total importância na escolha da câmera, pois, junto ao sensor, elas proporcionam o foco e o equilíbrio da imagem. Atualmente as lentes que disputam o mercado são a Sony Lens e a Car Zeiss, que é a mais utilizada em câmeras digitais e de smartphones.

Um aspecto importante para testar a qualidade da lente é a distância que ela alcança sem perder o foco da imagem, seja fotografando muito próximo ao objeto ou utilizando o seu zoom.

Zoom Óptico e Zoom Digital

Este é outro fator que muitas vezes passa despercebido na hora da compra de uma câmera digital. Quantas vezes testando o zoom de uma câmera ao aproximá-la por completo, percebemos que a imagem ficou borrada?

Isso acontece porque dentro do Zoom Óptico a lente aproxima a imagem mantendo a qualidade da imagem, enquanto o Zoom Digital apenas aproxima mais a imagem que havia sido focada pela lente em sua última rotação de aproximação com o Zoom Óptico. A aproximação pelo Zoom Digital portanto não mantém qualidade de imagem, necessariamente deixando-a borrada.

Dica na hora da compra

É importante que você teste sua câmera digital no modo manual, digital e também com sua maior resolução ativa, para que você já possa notar se as funções contidas na embalagem e também informadas pelo vendedor são coerentes.