3 livros para mergulhar na história da fotografia

Leitura obrigatória para qualquer fotógrafo; do iniciante ao profissional

Postado em Dicas em

Um bom fotógrafo está sempre em busca de uma boa história para contar. Para isso, é preciso estar constantemente alerta aos acontecimentos, ler, pesquisar, mergulhar e viver os fatos. Assim, para te inspirar na hora do clique, o Tudo Câmera Digital separou três livros clássicos, de fotógrafos que viveram intensamente a profissão e revelam o que está por trás dos mais célebres fotogramas. Confira:

O instante contínuo - Geoff Dyer

O livro é um uma conversa descontraída entre o fotógrafo Henri Cartier-Bresson e o escritor Geoff Dyer sobre continuidade e momento na fotografia. No Brasil, a obra ganhou um subtítulo: Uma História Particular da Fotografia, graças a sua peculiaridade. Geoff Dyer, autor do livro, aborda a fotografia de maneira muito pessoal, livre e sem receios, que pode ser lido pelo mais leigo ou pelo mais erudito.

O instante certo - Dorrit Harazim

A premiada jornalista Dorrit Harazim conta as histórias de alguns das mais célebres fotografias já tiradas na história da humanidade. Imagens que retratam a Guerra Civil Americana servem de base para analisar os avanços tecnológicos da fotografia. Já uma foto na cidade de Selma conta a história do movimento pelos direitos civis. E uma mudança na lei trabalhista brasileira tem como fruto um dos mais prolíferos retratistas do país.

Elogiemos os homens ilustres - James Agee e Walker Evans

Em 1936, o escritor e jornalista James Agee e o fotógrafo Walker Evans viajaram para Estados Unidos para produzir uma grande reportagem para a revista Fortune. O objetivo era retratar os efeitos da Grande Depressão que assolava o país. Eles permaneceram no Alabama durante quatro semanas, convivendo com três famílias de meeiros pobres. O resultado dessa experiência extrapolou os limites da reportagem, e a matéria nunca chegou a ser publicada na imprensa. Em 1941, Agee refinou os textos e publicou o livro. Desde então, a obra se tornou referência obrigatória para os estudos de jornalismo, fotografia, literatura e antropologia.

Foto: Divulgação

TudoCameraDigital.com

Grupo de Ofertas

TudoCameraDigital.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudocameradigital.com