Guia | Câmera Digital com GPS

Entenda como funcionam estas máquinas fotográficas cada vez mais populares e interativas

Publicado em 03/08/2015

Os sistemas de GPS (global positioning system) estão cada vez mais precisos e com a maioria das versões gratuitas. E a ferramenta invadiu de tal modo os smartphones que o apelo das versões físicas do sistema, que trazem até televisão digital e entradas de cartão de memória para que você possa reproduzir seus arquivos de música e vídeo, é cada vez menor. As vendas destes aparelhos é cada vez menor. É muito mais fácil unir o GPS a outro aparelho utilitário, e se você acha que somente os celulares tem essa possibilidade, está muito enganado - o GPS chegou também para as câmeras digitais.

O sistema integrado às câmeras são muito úteis ao usuário. Confira algumas das características da ferramenta usada como apoio aos fotógrafos, profissionais ou não.

Identificação e integração

Além do registro de data e horário que foi tirada a foto, o sistema tem total interação com os serviços do Google Maps, que identifica a exata localização da paisagem.

Redes sociais

Assim como os smartphones, as câmeras que possuem o sistema Smart, que dá acesso as redes sociais. Ele faz a junção de todos os serviços junto ao GPS, permite o upload e compartilhamento de imagens ou vídeos que for compartilhado em qualquer rede social. 

O valor

As câmeras com o sistema integrado de GPS não possuem valores muito diferentes dos encontrados nas convencionais. Mesmo as semiprofissionais e as super zoom, que geralmente tem o valor um pouco mais alto não fogem do orçamento, quando acrescidas da ferramenta, não custam muito mais. As vezes o preço é o mesmo.