Como usar o celular para tirar fotos incríveis

Confira algumas dicas para você se sair bem na imagem!

Publicado em 09/10/2015

Hoje em dia todo mundo tem um ou mais celulares. A todo lugar, carregamos esse pequeno aparelho que se tornou tão fundamental em nossas vidas. Uma das funções mais usadas é a câmera fotográfica. Registramos cada momento de nossas vidas, e também postamos. Mas como tirar uma foto com qualidade e bonita com um celular? Aqui algumas dicas: 

Conheça seu aparelho
Primeiramente, é necessário ter conhecimento de tudo o que celular pode oferecer de recursos fotográficos. Quantos megapixels ele possui? E o zoom? O flash é acionado como? Ele possui corretores automáticos para a iluminação? Essas e outras perguntas são importantes para um bom aproveitamento do aparelho. 

Treine
Não tenha medo, fotografe muito! Só assim descobrimos locais, pessoas, ângulos e imagens boas. Tente cenários diferentes como, por exemplo, uma imagem com grande e outra com pouca luminosidade. 

Atenção aos olhos
Quando for fotografar uma pessoa, animal ou criança tire a foto no mesmo nível que o fotografado. Isso traz maior proximidade e sensibilidade a quem vê a imagem.

Use o melhor ângulo
O objeto ou pessoa está enquadrado corretamente? Geralmente, utilizamos o enquadramento central. Fica a sua escolha como enquadrar sua foto. Porém, preste a atenção para não perder o foco daquilo que deseja fotografar. 

Cuidado com a luz
Atualmente, quase todos os celulares possuem flash. Mesmo assim, não são suficientes em alguns cenários. Fotos com grande luminosidade têm geralmente as cores ressaltadas e imagens mais nítidas. Já fotos com baixa luminosidade, como à noite, por exemplo, precisam de uma fonte de luminosidade para se tornarem visíveis. É aí que entra o flash do celular. Portanto, é fundamental um flash com qualidade para quem pretende tirar fotos noturnas.

Aproveite a tecnologia 
Com os avanços tecnológicos, inúmeros programas e aplicativos foram surgindo para nos ajudar a conseguir a foto perfeita. Portanto, se algo saiu errado na sua fotografia, não se preocupe, um editor de imagens pode consertar. Existem infinitos recursos disponíveis, ou até mesmo filtros para dar UP naquela foto. Mas cuidado! Não exagere para não tornar sua imagem em artificial.