Como desfocar o fundo da sua fotografia

Aprenda configurar sua câmera de maneira adequada para obter grandes efeitos na imagem

Publicado em 17/08/2015

Quem gosta de fotografia ou está iniciando alguns trabalhos fotográficos, está sempre buscando formas de melhorar ainda mais a qualidade de suas fotos, utilizando recursos mais avançados. Quem conhece um pouco desta arte sabe que a lente é a principal responsável na hora do resultado da qualidade da imagem. Um dos recursos que ela permite é o de dar um efeito especial na sua imagem, como o desfoque no fundo da foto.   

Quando você adquire uma câmera fotográfica precisa ficar atento à numeração da sua lente. Por exemplo, se ela possui a numeração 1:3.5-5.6, isso significa a capacidade máxima de abertura que sua câmera é capaz de alcançar. O primeiro número é chamado por "número f", nada mais é do que uma referência a abertura da lente. Já o número 3.5 seguido dos dois pontos significa o tamanho da abertura da lente para captação de luz ambiente - quanto menor for essa númeração melhor será a claridade captada para a sua fotografia. O segundo número significa o tamanho de abertura da lente quando você estiver dando zoom na imagem. Maior do que o anterior, isso significa que a imagem com zoom não captará tanta luz quanto a sem zoom.

Claro que uma fotografia tirada de uma máquina profissional de alta qualidade vai ser melhor do que se for fotografada de câmeras comuns, mas mesmo com dificuldades, não é impossível fazer uma boa foto com uma câmera superzoom por exemplo. 

Modo AF

O AF é um indicativo para pontos de focagem, aqueles vários quadradinhos que aparecem no seu vispr quando você pressiona o botão do obturador até a metade. Eles mostram o que sua foto vai capturar em primeiro plano. Vale lembrar que você precisa configurar o modo AF manualmente, porque no modo automático a câmera irá focar nos pontos que ela acredita ser principal e não necessariamente no que você deseja realmente manter no foco. 

Com este foco seletivo você pode decidir se vai focar em um único objeto, desfocando assim o restante. 

Modo manual 

Este modo é importante pois com ele você escolhe como irá fotografar com sua máquina em termos de velocidade, foco, flash, etc.

Modo P

O modo P ajusta automaticamente a velocidade e a abertura da câmera, e você escolhe a quantidade de luz de sua preferência para fotografar, ou ajusta o sombreamento. Os comandos são controlados pelo ISO.

Modo A ou AV

No modo A/AV você configura a abertura e a câmera ajusta automaticamente a velocidade.

Enquadramento

Por último, não dá para esquecer do enquadramento, um dos fatores principais da imagem. Usando um bom enquadramento você faz com objeto principal da fotografia mantenha suas cores vivas deixando o desfoque mais esmaecido.