Cartão de memória: 7 dicas que melhoram performance da máquina

Siga as orientações de especialistas e melhore o desempenho do seu acessório

Publicado em 19/09/2016

Fotógrafos, filme makers, entre outros profissionais que trabalham com a imagem, utilizam o cartão de memória para guardar fotos e vídeo. Mas muitos não sabem como podem melhorar o desempenho, a velocidade e vida útil de seus dispositivos. O site Tech Tudo organizou sete dicas simples e essenciais para qualquer profissional da área.

1. Fique atento a categoria do cartão

Atualmente, os cartões de memória são divididos em seis categorias: classe 2,  4,  6, 10, UHS 1 e UHS 3. Quanto maior for a classe, mais rápido o dispositivo pode gravar e ler as informações. Por isso, fique atento na hora de comprar o acessório.

2. Formate o cartão com frequência

A formatação apaga todo o conteúdo do cartão, deixando o dispositivo com a capacidade de armazenamento total.

3. Apague as fotos diretamente na câmera

Evite problemas técnicos com os dispositivos, sempre exclua as fotos através da câmera. 

4. Manuseie os dispositivos com muito cuidado.

Devido a fragilidade dos cartões de memória, aprenda a manuseá-los com bastante cuidado, tanto ao colocá-los no slot da câmera como também na hora de retirá-los e armazená-los.

5. Confira a vida útil da bateria

Se a bateria de sua câmera já é pouca e não dura muito tempo, um cartão de memória super rápido vai drená-la ainda mais. Caso venha fazer longas sessões, por exemplo, use um cartão de classe mais baixa, como 2 ou 4.

6. Compre cartões com programas específicos

Diversos fabricantes de cartões de memória desenvolvem softwares especiais, como os SanDisk e a Lexar, programas que ajudam a recuperar imagens deletadas, por exemplo.

7. Adquira cartão com funções especiais para a sua câmera

Existem cartões de memória idealizados em parceria com fabricantes de câmeras. Por exemplo, as câmeras D90 e D7000, da Nikon, possuem um cartão específico da Sandisk. Utilizando produtos específicos para a sua máquina, com certeza você aumentará o seu desempenho e as fotos serão gravadas com maior velocidade.

Foto: Divulgação/Pixabay