Análise: Nikon SLR D7100

Modelo possui ótimas especificações técnicas, ideal para quem pretende montar o próprio negócio

Publicado em 28/10/2016

Apesar de ter sido lançada há três anos, a Nikon D7100 continua entre umas das melhores câmeras do mercado voltada para profissionais mais experientes. Com uma resolução de 24 megapixels em formato DX (24x16mm), ela garante ótima imagens independente do ambiente em que forem registradas.

Além de ser ágil na hora de focalizar, devido ao seu sistema AF com 51 pontos de foco e 15 sensores do tipo cruzado, ela reproduz com sucesso fotografias que exigem ISO mais alto, como é o caso de quem cobre eventos - vai do 100 ao 6400. A câmera também é capaz de fazer até 100 fotos contínuas em uma frequência de 6 quadros por segundo.

Seus vídeos são gerados em qualidade Full HD a até 60 fps, com microfone e entrada de áudio. As cenas podem ser gravadas em câmera lenta ou a intervalos específicos de tempo. Durante a gravação, o controle de exposição pode ser alterado manualmente.

Caso você queira utilizar essa máquina para trabalhos mais profissionais, será preciso realizar um investimento para adquirir novas lentes. Além da famosa e mais acessível Nikkor 50mm f/1.8 D, considerada obrigatória, existem algumas sugestões iniciais como a 24mm f/1.4 AF-S G FX, 35mm f/1.8 G DX, 85mm f/1.8 G, 135mm f/2 e a zoom 18-200mm G II VR ED DX.

Esse modelo vem equipado com a função 60i, que permite a reprodução de fotos e vídeos em TVs ou monitores de alta definição. Os resultados também podem ser compartilhados de maneira rápida, através da conexão Wi-Fi que ela oferece, ou dos cabos mini USB ou mini HDMI.

Indicada para quem já possui conhecimentos mais avançados do universo fotográfico, essa câmera é garantia de qualidade e resultados profissionais. Ela pode ser adquirida como opção de entrada para aqueles que desejam montar o seu próprio negócio.

Abaixo, separamos as opiniões de dois sites especializados sobre a D7100, destacando seus pontos positivos e negativos.

Buscapé

Positivos: Extraordinário desempenho de ruído em ISO alto, alta qualidade final de imagem em JPEG, muito mais cômoda de usar que as Nikons menores, captura veloz e autofoco eficiente e captura de vídeo sem compressão para gravação externa.

Negativos: Live View lento para autofoco e mais lenta ao salvar fotos em RAW.

Zoom

Positivos: Filma em Full HD, lentes intercambiáveis e mini HDMI.

Negativos: Pode ter recursos muito avançados para iniciantes.

Foto: Divulgação