Análise: Canon SX520 HS

Câmera oferece um zoom extremamente longo e funcionalidades descomplicadas

Publicado em 16/09/2016

As câmeras digitais vão além do que os nossos olhos são capazes de enxergar, e isso tem se aprimorado a cada dia, com lentes produzidas para capturar itens cada vez mais distantes e com extrema precisão. Preocupada com essa tendência, a Canon lançou o modelo SX520 HS, que aproxima até 42 vezes. No entanto, mesmo com o zoom desativado ela captura imagens amplas, devido ao ângulo largo de 24 mm.

Mesmo em situações com baixa iluminação, seja em ambientes externos ou internos, ela responde ao desafio de forma satisfatória. Isso graças ao seu processador Digic 4+ e o sensor CMOS de alta sensibilidade. Os 16 megapixels de resolução do seu sensor também garante belos registros, com qualidade profissional de impressão.

Esse modelo foi projetado tanto para atender usuários menos exigentes, que só querem apertar um botão e tirar suas fotos, quanto para os que se interessam mais em aprender sobre os desafios dos controles manuais. Através deles, é possível regular os modos de prioridades da abertura e da velocidade.

Seu carregamento se dá através de bateria recarregável e não pilhas comuns, como acontece em algumas câmeras similares. Isso proporciona uma autonomia de carga em torno de 200 fotos. Ela também possui uma entrada USB e outra HDMI, porém não apresenta Wi-Fi, controle remoto ou NFC.

Nela podem ser feitos vídeos Full HD a 30 quadros por segundo, além de contar com uma função chamada Zoom Framing Assist, ideal para seguir objetos em movimento sem perder o foco. Existe ainda o modo Híbrido, que grava pequenos vídeos antes de cada foto e os compila em um filme de melhores momentos depois.

Tendo o zoom longo como principal característica, esse aparelho atenderá muito bem aos registros familiares e também viagens. Com operações simplificadas, ele proporciona uma pequena imersão no universo fotográfico, perfeito para quem não quer gastar muito e ter uma câmera superior às compactas.

Abaixo, separamos as opiniões de três sites especializados sobre a SX520 HS, destacando seus pontos positivos e negativos. 

Buscapé

Positivos: Ótima qualidade de foto para a categoria, grava vídeo 1080p, flash embutido (como o de uma DSLR), lente zoom opticamente estabilizada e controles reduzidos ao mínimo necessário.

Negativos: Não possui sapata para flash externo, não possui visor (viewfinder), deve ser operada pelo LCD, botão de gravar vídeo pode ser acionado acidentalmente e controles reduzidos ao mínimo necessário (é pró e também contra).

Zoom

Positivos: Resolução de 16.0MP, processador Canon DIGIC 4+, zoom óptico de 42x e filma em Full HD.

Negativos: Utiliza Cartão de memória SD.

Câmera Versus Câmera

Positivos: Sensor CMOS de 16 MP e sistema HS (alta sensibilidade), lente de excepcional ângulo largo (24 mm), superzoom óptico que aproxima 42 vezes as cenas, alcance do flash é ligeiramente acima da média (5,5 metros).

Negativos: Sem visor ocular, lento modo sequencial (1,6 foto por segundo) para fotos na resolução total (16 MP) e não disponibiliza recursos para a criação de imagens panorâmicas.

Foto: Divulgação